G&G - Cond. Florais dos Lagos

Cuiabá / MT

Residência Unifamiliar
Arquitetura: Gerlane Calabria

Trabalhos Realizados:

Projeto de Fundações, Estrutural (Concreto Armado e Protendido), Projeto Elétrico de Baixa, Projeto de Entrada de Energia (Alta Tensão), Projeto de Lógica e Telefonia, Projeto de Instalações Hidrossanitárias, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Mais sobre a edificação:

Com fachadas modernas e funcionais, essa edificação possui área construída total de 2.220m², localizada no Condomínio Florais dos Lagos, no município de Cuiabá / MT.

A edificação é composta por subsolo, pavimento térreo, superior e cobertura. A estrutura de contenção do subsolo foi concebida em paredes de bloco estrutural, possuindo vigas e pilares intermediários devidamente dimensionados. Devido aos níveis considerados no projeto de arquitetura, na fachada posterior da edificação foi elaborado um muro de arrimo de 34,61m de extensão, que é a base da contenção de um grande talude. Devido aos elevados esforços sobre essa estrutura, optou-se pelo detalhamento do mesmo na forma côncava, formato que aumenta a estabilidade da estrutura.

O projeto estrutural da edificação foi elaborado em concreto armado, com lajes treliçadas. É uma edificação com ambientes de grande amplitude, por este motivo, respeitando as limitações de entreforro da arquitetura, foram utilizadas protenções em situações especiais. É o caso da viga protendida sobre a esquadria do gourmet, que vence um vão de 20m, com apenas 80cm de altura!

Sobre o concreto protendido:

Um fator geralmente crítico no projeto de elementos que vencem grandes vãos, como vigas e lajes, é o Estado-Limite de Serviço relativo à deformação excessiva, ou seja, as flechas resultantes dos deslocamentos verticais. Flechas elevadas são associadas a peças com grandes curvaturas e aberturas de fissuras, e consequentemente grandes deformações na armadura tracionada.

O Concreto Protendido (CP) e o Concreto Armado (CA) não competem entre si, e mais, na verdade se complementam, em funções e aplicações. Algumas características do concreto protendido são:

1) o CP utiliza concretos e aços de resistências muito elevadas, como cordoalhas de 1900 e 2100 MPa, e concretos de resistências de até 100 MPa, sendo comum 60 a 75 MPa em peças pré- moldadas, o que resulta seções com menores consumos de materiais;

2) em CP geralmente toda a seção transversal permanece submetida a tensões de compressão, o que é adequado para o concreto, dessa forma, as seções em CP são menores e mais leves, esteticamente mais bonitas, e muito indicadas em estruturas de grandes vãos, como as pontes, onde o peso próprio exerce uma influência preponderante no projeto;

3) CP pode ser projetado para permanecer livre de fissuras quando atuando em serviço (protensão completa), e ao longo de toda a vida útil, adequado portanto para estruturas inseridas em ambientes agressivos, em reservatórios de líquidos, usinas nucleares, e especialmente em ambientes marítimos;

4) o CP, mesmo com protensão parcial, apresenta flechas significativamente menores, sendo muito adequado para estruturas com grandes vãos, como pontes e viadutos;

5) CP tem melhor resistência à força cortante, devido à pré-compressão no concreto e à inclinação dos cabos de protensão inclinados nas proximidades dos apoios (no caso principalmente de elementos pós-tensionados), o que reduz as tensões de tração diagonais, e requer portanto uma menor quantidade de estribos.

(UNESP, Bauru/SP – Concreto Protendido – Princípios Básicos)

Essa residência possui ainda um grandioso lago ornamental com aproximadamente 200m² de área e uma praia de 80m². Para a contenção dos esforços de empuxo do lago ainda foi dimensionado um segundo arrimo, mais próximo ao mesmo.

 

 

Obra

10 - Obra Finalizada
Reproduzir vídeo